Colégio Web

Roderick Impey Murchison

Publicidade

Geólogo britânico nascido em Tarradale, Ross-shire, Escócia, famoso por suas pesquisas arqueológicas através do estudo da estratificação das rochas da primeira Era Paleozóica (540-408 milhões). De família rica e inicialmente um militar, aderiu ao estudo da geologia e conduziu estudos de campo no Pais de Gales, na Alemanha e na Rússia. 

Manteve, por muitos anos, uma declarada disputa com Adam Sedgwick acerca dos limites bioestratigráficos entre o Cambriano e o Siluriano, e co quem criou e nomeou o sistema Devonian, o The Silurian Sistema. Chefiou o Geological Survey do United Kingdom (1825) e depois a Royal Geographical Society. 

Na Geological Society passou cinco anos pesquisando na Escócia, França e nos Alpes, em colaboração com Adam Sedgwick e outros geólogos britânicos. Na década seguinte o brilhante geólogo escocês estudou estratos fossilíferos nas colinas do Sul Gales e nomeou esta fase geológica de Sistema de Silurian, depois de Silures, uma tribo Céltica antiga que viveu ao longo do que é agora a fronteira do País de Gales. Muito influente politicamente, também definiu os períodos Devoniano e o Permiano e morreu em Londres. É importante informar que teoricamente na primeira metade da Era Paleozóica os continentes se encontravam ao redor da linha do Equador. 

A Gonduana estava na margem sul do Equador enquanto que a Sibéria, a Laurentia e a Báltica na margem norte. No final do Siluriano, os três continentes colidiram formando altas montanhas e criando um supercontinente novo, a Laurásia. A descoberta dos animais terrestres fósseis mais antigos vem desse período, o Siluriano de Shropshire, na Inglaterra. Os pesquisadores continuam pesquisando e a descrever os animais terrestres mais antigos, principalmente aracnídeos e miriápodes, da Europa e América do Norte.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados