Colégio Web

Robert Woodrow Wilson

Publicidade

Físico americano nascido em Houston, ganhador do Prêmio Nobel de Física (1978), dividindo metade do prêmio com o colega de trabalho alemão-americano Arno Allan Penzias, também do Bell Laboratories, Holmdel, NJ, por suas descobertas em radiações cósmicas, enquanto que o russo Peter Leonidovich Kaptiza, da Academia de Ciências de Moscou, então URSS, ficou com a outra metade do prêmio. Educado na escola pública de Houston, e na escola secundária demonstrou interesse por matemática e ciência. 

Admitido na Rice University, graduou-se com honras em física, defendendo uma tese sênior com C.F. Squire, sobre a construção de um regulador magnético para uso em física de baixas temperaturas, obtendo seu B.A. (1957). Em seguida, com um trabalho de verão para a Exxon, obteve sua primeira patente. Entrou para a Caltech para desenvolver seu Ph.D em física, e influenciado por David Dewhirst, astrônomo de Cambridge e orientado por John Bolton, que tinha vindo à Caltech para construir o Owens Valley Radio Observatory, e Gordon Stanley, para fazer um trabalho em radioastronomia, assunto que misturava física e eletrônica. 

Voltou a Houston (1958) para se casar Elizabeth Rhoads Sawin.No seu trabalho de tese sobre interferometria de hidrogênio, usou a pesquisa galáctica como a base e, quando Bolton voltou à Austrália antes de completar seu Ph.D., foi orientado por Maarten Schmidt nos últimos meses de trabalho, obtendo enfim seu Ph.D. (1962) pelo California Institute of Technology.

Permaneceu em Caltech por mais um ano como um pós-doutorando, terminando vários projetos nos quais estava envolvido. 

Já havia começado a trabalhar no Bell Labs (1961) e foi integrado ao staff do Bell Laboratories at Crawford Hill (1963), como parte do departamento A.B. Crawford de Radio Research, no laboratório R. Kompfner. Depois de ser Research Fellow da Caltech (1962-1963) e entrar para a Bell Laboratories (1963-) e se tornar membro do seu stafft técnico (1963- 1976), também é Head do Radio Physics Research Department (1976-) e Adjunct Professor da State University of New York, a SUNY (1978-). Pai de dois filhos, Suzanne (1963-) e Randal (1967-), antes do Nobel já havia recebido duas outras grandes comendas: o Henry Draper Award e a Herschel Medal, ambas no ano anterior (1977)

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados