Colégio Web

Robert Manning

1Nasceu na França, tendo sido engenheiro e reconhecido por seus feitos na pesquisa hidráulica, onde concluiu a chamada fórmula de Manning.

Publicidade

O pai havia participado da batalha de Waterloo e se mudado para Waterford, Irlanda em 1826.

Ali trabalhou como contador por mais de 20 anos. Com a fome no país, passou a trabalhar na Arterial Drainage Division of the Irish Office of Public Works.

Atuou como desenhista e em seguida foi nomeado engenheiro assistente de Samuel Roberts.

Em 1948, com o cargo de district engineer, atuou durante sete anos até estudar e concluir o Traité d’Hydraulique de Aubisson

Até 1869 prestou serviços para o Marquês de Downshire na supervisão da construção de uma importante ferramenta na Irlanda e fez o projeto de um sistema de água para Belfast. Quando o Marquês faleceu em 1869, Manning passou a ser assistente de engenharia principal no Office of Public Works.

Em 1874, passou a ser engenheiro principal e permaneceu neste cargo até 1891. Nesse instituto, permaneceu até 1891 quando aposentou-se. Concluiu vários projetos de drenagem, portos e navegação. Tornou-se presidente do Instituition of Civil Engineers of Ireland, com pesquisas que enfatizavam os estudos hidrológicos. Por desconhecer as propostas de Philippe Gaspard Gauckler, acabou apresentando ao ICEI, em 1889, o paper On o a flow of water in open channels e pipes. Nele, mostrava o que viria a ser conhecida como Expressão de Manning, que comprovou a existência do escoamento livre: V = (1/n) R2/3 I1/2.

Essa fórmula foi recomendada para fins internacionais em 1936 e recomendada pelo Executive Committee do 3º W. P. Conference, Wash. D.C.

Nas pesquisas seguintes, apresentou outra fórmula que determinava a perda dos canais abertos. Até hoje é reconhecido pelo seu trabalho.

Robert Manning morreu em Dublin.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados