Colégio Web

Robert Graves

Publicidade

Romancista e poeta inglês nascido em Londres, que ferido gravemente na primeira guerra mundial, utilizou seu sofrimento como matéria para os primeiros livros de poemas, entre eles Over the Brazier (1916) e Fairies and Fusiliers (1917). Educado em Londres, foi convocado durante a primeira Guerra Mundial e escreveu seus primeiros versos em plena guerra. Ao deixar o exército (1919) decidiu a não ter empregos jamais em sua vida. Depois da guerra, graduou-se em Oxford e passou a dar aulas em diversas universidades. 

Publicou o ensaio On English Poetry (1922) e fez uma relativa exceção a sua promessa exercendo a cátedra de literatura inglesa na Universidade do Cairo, no Egito (1926-1929). Consagrou-se com sua famosa autobiografia de seus anos juvenis, Good-Bye to All That (1929), onde estavam salientados os horrores da guerra e o desencanto amoroso que culminaria na inviabilidade de seu primeiro casamento. 

O sucesso dessa publicação motivou-o para escrever dois romances de natureza épica que consolidariam seu prestígio: I, Claudius (1934) e Claudius the God and his Wife Messalina (1934). Depois vieram os romances Count Belisarius (1938), sobre o general do império bizantino, e The Golden Fleece (1944). 

Sua paixão pela literatura inglesa o tornou um ardente estudioso, sobretudo das pressupostas origens da poesia. Dedicou-se também ao estudo de inúmeros idiomas e mitologias. Sempre interessado pelo mundo mediterrâneo clássico, passou a residir em Deià (1946), uma aldeia de pescadores em Palma de Maiorca, onde ficou até morrer, aos noventa anos, deixando a impressionante marca de mais de uma centena de livros publicados.

 Durante o resto de sua vida em Maiorca, fez viagens para vários outros países como os Estados Unidos e proferiu conferências em inúmeras universidades. Escreveu ainda o ensaio The White Goddess (1955) e publicar poesias como em Collected Poems (1975). Outros admiráveis exemplos de sua produção literária foram Antigua, Penny, Puce (1936), The story of Mary Powell, wife to Mr. Milton (1943), King Jesus (1946), Homer’s daughter (1955) e Difficult questions, easy answers (1964).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados