Colégio Web

Robert Clive

Publicidade

Comandante militar, político e estrategista inglês nascido em Styche, Shropshire, que no século XVIII transformou a Companhia das Índias na potência comercial e abriu caminho para o domínio inglês sobre a Índia durante quase 200 anos. Avesso aos estudos, foi enviado aos 18 anos à cidade indiana de Madras como funcionário da Companhia Inglesa das Índias Orientais.

Na disputa com os franceses, à frente de apenas 500 homens, tomou a base de Arcot (1751) e, nos meses seguintes, empregou com sucesso táticas guerrilheiras que modificaram a situação a favor dos ingleses. Foi nomeado governador do forte Saint David, em Madras (1755). Derrotou Siraj ud Dawlah, inimigo dos ingleses, em Calcutá (1757), maior centro comercial da Índia, em Bengala, e em Plassey, substituindo-o por Mir Jafar e assumiu o controle da região de Bengala, governando-a e aprofundando seu compromisso com a Companhia das Índias.

De volta à pátria (1760), recebeu pouco depois o título irlandês de barão de Plassey e depois (1764) foi sagrado cavaleiro. Novamente nomeado governador de Bengala, voltou à Índia (1765) e enfrentou o imperador mongol Shah Alam II, que depusera seu aliado Mir Jafar e ameaçava os interesses ingleses. Com problemas de saúde cometeu suicídio, em Londres.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados