Colégio Web

Robert Anthony Eden

1Robert Anthony Eden nasceu em 1897 na Inglaterra. Com carreira política britânica, tornou-se embaixador daquele país ao longo da Segunda Guerra Mundial e Primeiro-Ministro até 1957.

Publicidade

Desde 1923, compunha a bancada conservadora enquanto deputado. Passou pela função de ministro diversas vezes, inclusive na condição de Assuntos da Sociedade das Nações e Negócios Estrangeiros.

No primeiro mandato, quando comandou a pasta de Negócios Estrangeiros, pediu demissão em protesto aos apaziguamentos da Inglaterra com a Alemanha Nazi e Itália fascista em 1938.

Com o fim da guerra, passou a fazer parte da Conferência das Nações Unidas nos assuntos de Organização Internacional.

Em 1954, interviu para acabar com a guerra da Indochina, especialmente com falas na Conferência de Genebra e foi decisivo para a consolidação da SEATO(Organização do Tratado do Sudoeste Asiático).

Em 1955, já como primeiro ministro, substituiu Winston Churchill. Foi durante a sua gestão que ocorreu a crise do Suez em 1956, quando os ingleses se viram envolvidos por serem um dos principais participantes do canal do Suez. Um momento em que o povo britânico se viu prejudicado por conta do canal ter sido nacionalizado pelo Egipto de Gamal Abdel Nasser. Com França e Israel, os ingleses atacaram o Egito. Porém, acabaram se retirando da batalha após intervenções dos Estados Unidos e da União Soviética. Em 1957, Eden saiu da cena política por motivos de saúde.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados