Colégio Web

Roald Engelbregt Gravning

Publicidade

Explorador norueguês nascido em Borge, o primeiro a vencer as geleiras da Antártica, conquistando o pólo sul. Tornou-se a primeira pessoa a alcançar o Pólo Sul (1911). Filho de um armador abandonou os estudos de medicina para embarcar pela primeira vez (1893). 

Fez parte da expedição belga ao círculo polar antártico (1897) e com um barco de sua propriedade, o Gjöa, e uma tripulação de seis homens, atravessou os mares gelados do norte do continente americano, da baía de Baffin até o estreito de Bering, ao mesmo tempo em que realizava estudos sobre o deslocamento do pólo magnético (1903-1906).

Propôs-se conquistar o pólo (1909) e, partindo de um acampamento-base situado nas bordas da península de Eduardo VII, alcançou o pólo sul, junto com quatro companheiros (14/12/1911), apenas 34 dias antes da expedição de Robert Falcon Scott. 

Ainda prosseguiu com suas explorações, e entre outros feitos sobrevoou o pólo norte, de Spitsbergen, hoje Svalbard, ao norte da Noruega, até o Alasca, a bordo do dirigível Norge (1926) com o explorador americano Lincoln Ellsworth e o engenheiro aeronáutico italiano Umberto Nobile. Dois anos depois (1928), ao tentar resgatar o amigo e companheiro Umberto Nobile de um acidente, o avião em que viajava, o Latham, desapareceu nas águas geladas do Ártico.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados