Colégio Web

Richard Hooker

1Richard Hooker foi um importante nome da linguagem na Inglaterra. Nascido em Heavitree, nos arredores de Exeter, destacou-se com a prosa e também era filósofo. A teologia anglicana teve grandes avanços com Richard Hooker e ele acabou sendo defensor das suas crenças, inclusive respondendo bem às críticas dos católicos romanos e puritanos. Richard Hooker concluiu os estudos primários no Corpus Christi College, em Oxford. Mesmo sem ter sido ordenado, acabou sendo nomeado pregador e master do templo. Como era crítico ferrenho do puritanismo, acabou sendo julgado por heresias. Nesse momento, saiu de cena e passou a estudar os aspectos constitucionais da igreja na Inglaterra.

Publicidade

Em uma de suas publicações, Of the Lawe of Ecclesiasticall Politie (1594), trouxe novos elementos para o debate, com base na razão humana. Para Richard Hooker, os homens não podem interpretar as leis divinas apenas, mas também usar do livre arbítrio para entender o que diz respeito às leis naturais.

Desde quando a Inglaterra começou a se separar da Igreja de Roma, Richard já destacava o quão importante era um episcopado para a igreja. Daí surgiu o conceito de o bene esse, que quer dizer bem-estar da Igreja. Ali ele mostrou tal importância e falou das tradições históricas. A interpretação histórica para este autor passa pela leitura, estudo e interpretação das escrituras com o uso da razão e tradição, mas ainda com os aspectos do presente, da política e da economia, bem como a cultura contemporânea.

Richard Hooker morreu em Bishopsbourne, perto de Canterbury, Kent.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados