Colégio Web

Richard Buckminster Fuller

Publicidade

Engenheiro, inventor, designer, arquiteto, escritor, educador, filósofo e poeta norte-americano nascido em Milton, Massachusetts, famoso pela invenção do domo geodésico. Neto da transcendentalista Margaret Fuller, estudou na Harvard University (1913-1915) e, servindo na Marinha americana durante a I Guerra Mundial, inventou um equipamento de salva-vidas pelo qual foi premiado.

Criou a Dymaxion House (1927), casa pré-fabricada fixada por cabos de aço a um mastro central, e projetou o Dymaxion Car (1928), um veículo de linhas aerodinâmicas com várias inovações de segurança para os passageiros no caso de eventuais colisões. Nomeado professor na Southern Illinois University of Carbondale (1959), ganhou a Gold Medal Award do National Institute of Arts and Letters (1968) e a Presidential Medal of Freedom (1983).

Dedicado à pesquisa na área da arquitetura e urbanismo, sua maior criação arquitetônica foi o domo geodésico, uma estrutura de aço formada pela combinação de tetraedros ou octaedros, coberta por material metálico ou plástico, única desse tipo que pode ser aplicada diretamente no chão, sem necessidade de base, e que pode ser construída em proporções ilimitadas.

Entre os melhores exemplos estão o de Baton Rouge (1958), Louisiana, para a Union Tank Car Company, e o do pavilhão dos Estados Unidos na Feira Internacional (1967), em Montreal. Morreu em Los Angeles, Califórnia, também notabilizado por suas inovações no uso da tecnologia para fazer frente com problemas globais da humanidade e é considerado um dos maiores pensadores do século XX.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados