Colégio Web

Richard Bishop Moore

Publicidade

Químico americano nascido em Cincinnati, Ohio, um dos primeiros trabalhadores no campo de radioatividade e o primeiro a preparar o rádio nos EEUU e creditado como um dos empregadores do hélio em balões. Sucessor do famoso Prof. Coulter como decano de ciências e chefe do departamento de química da Purdue University (1926-1931) e químico e metalúrgico a serviço do governo, contratou (1928) um um físico austríaco nascido em Viena, Karl Lark-Horovitz, para Purdue, e em uma década o Departamento de Física teve sua estrutura completamente modernizada, transformando um departamento antes sonolento em uma instituição de pesquisa de primeira categoria em física moderna.

Seguindo a pedagogia da Universidade de Viena, Horovitz chegou a América do Norte (1925) como um dos primeiros fellows itinerantes da International Education Board Rockefeller Foundation, e chegou a Purdue (1927) como special lecturer temporário. Com a intenção de dotar seu departamento com um centro de pesquisas em ciências e impressionado com a performance do austríaco, o Dean of Science da Pardue, persuadiu o jovem físico a aceitar uma posição permanente naquela universidade.

Então o decano designou Horovitz substituto de Ervin S. Ferry como chefe do departamento. Em dois anos o departamento atingiu a condição de empreender ensino avançado e em pesquisa, incluindo inicialmente uma longa lista de 19 projetos de pesquisa. Em um curto espaço de tampo de seu decanato, já se desenvolvia pesquisas, inclusive em mecânica quântica, e passou a formar uma nova geração de físicos, atendendo um público nacional e internacional e integrado com os grandes centros de pesquisas europeus.

O Presidente da Purdue, Edward C. Elliott, organizou (1929) a Graduate School, e um ano depois ele fundou a Purdue Research Foundation para angariar e distribuir fundos de pesquisa e mais uma ano depois o grande decano morreu, deixando uma instituição com pesquisas em Raios-X ótica, acústica e física de superfície; eletromagnetismo, estrutura de cristais, viscosidade e condutividade; propriedades eletrônicas, efeito Raman em sólidos, radioatividade e efeito Zeeman. Não confundir com Richard Channing Moore (1762 – 1841), Bishop of Virginia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados