Colégio Web

Richard Adolf Zsigmondy

Publicidade

Químico e inventor austríaco nascido em Viena, Império austríaco, inventor do ultramicroscópio (1903) e que trabalhando com Henry Siedentopf, Professor da Universidade de Göttingen, ganhou o Prêmio Nobel de Química (1925) pela explicação da natureza das soluções coloidais. Formado no Technische Hochshule da Universidade de Viena, foi para Munique (1887) para estudar química orgânica com o Professor W. von Miller. 

Depois de conseguir o doutorado (1889), permaneceu como assistente do Professor Miller, foi assistente de Kundt na Universidad de Berlim (1891) e tornou-se lecturer (1893) no Technische Hochschule, em Graz, onde também aceitou um posto pedagógico. Foi nomeado Professor e Diretor do Instituto de Química Inorgânica da Universidade de Göttingen (1907), onde se aposentou (1929) e morreu no mesmo ano, em Göttingen, Alemanha. 

Ficou conhecido por suas investigações teóricas e experimentais da química dos colóides e, entre outros trabalhos, idealizou e realizou, em colaboração com Heinrich Siedentopf, o primeiro ultramicroscópio. Publicou vários livros e foi casado com Laura Luise Müller, filha do professor de Anatomia patológica em Jena Wilhelm Müller, com quem teve duas filhas: Annemarie e Kathe.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados