Colégio Web

René-Lucien Chomette

1Chomette nasceu em Paris e foi um notável cineasta entre os franceses. Suas obras eram marcadas por constantes combinações de anedotas populares com vigor intelectual. Em 1923, lançou o primeiro filme com o nome Paris qui dort. Nessa obra, mostrou o peculiar talento para a comédia e pelas coisas fantásticas. Na segunda película, passou utilizar recursos da vanguarda. Foi o que se viu em Entr’acte, concluído em 1924 com média metragem dentro de uma clássico do cinema.

Publicidade

Com silêncio, Chomette produziu um documentário e outras comédias mais longas. Com destaque para Un Chapeau de paille d’Italie de 1927. Ele foi o cineasta que primeiro usou o som com tons mais expressivos. Esse detalhe foi bem observado em Sous les toits de Paris lançado em 1930. Ali, Chomette inclusive foi consagrado com Le Million.

Nos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial continuou a filma À nous la liberté! (1931), Quatorze juillet (1932), Le Dernier Milliardaire (1934) e The Ghost Goes West (1936). Este ultimo, já teve que ser gravado em Londres. Com o período armamentista, passou a morar em Hollywood e ali dirigiu cinco produções. A mais famosa delas foi It Happened Tomorrow (1943). Quando retornou à França, concluiu outras oito películas e foi aclamado por Le Silence est d’or (1947), Les Belles de nuit (1952) e Les Grandes Manoeuvres (1955). Depois de toda a trajetória cinematográfica, morreu em Neuilly-sur-Seine.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados