Colégio Web

René-Just Haüy

René Just Haüy foi professor, mas também atuou como clérigo. Ele nasceu em 1743, em Saint-Just-en-Chaussée, na ala frances de Oise.

Publicidade

Como os familiares tinham poucas posses, os estudos de René Just Haüy foram concluídos com muito esforço pessoal e ajuda dos amigos. A formação básica foi concluída no Colégio de Navarra. Em seguida, passou pelo colégio Lemoine, quando tornou-se professor.

Como não deu continuidade à profissão de clérigo, acabou sendo nomeado cónego honorário na região de Notre Dame de Paris. Ali, começou a ser chamado de Abade de Haüy ou l’Abbé Haüy. Essa nomenclatura foi usada com frequência nos espaços literários da ciência portuguesa.

René Just Haüy sempre se interessou por estudos na área de História Natural. Usava seu tempo livre para estudar vários aspectos da botânica. Um fato do cotidiano o aproximou dos estudos de mineralogia. Foi quando, de forma acidental, acabou deixando que uma pequena amostra de calcite que pertencia a um amigo acabasse caindo e se quebrado.

Quando examinou os pequenos fragmentos do frasco, percebeu que eles não possuíam formas aleatórias. Ele enxergou que havia uma lei geométrica sendo obedecida naquele espaço. Ao final da análise daqueles cristais, percebe que as descobertas das relações geométricas iriam designar as leis de Haüy ou os chamados índices racionais.

A descoberta teve grande valor para os estudos matemáticos concluídos por Haüy quando ele concluiu o Traité de minéralogie. Teve grande reconhecimento dos mineralogistas contemporâneos e passou a ser sócio da Academia das Ciências de França, como também autor.

Preso na Revolução Francesa

René Just Haüy também foi reconhecido pelos seus estudos ligados à piroelectricidade. Nesse setor, acabou conduzindo importantes pesquisas que deram início a experiências pioneiras para tais fins. No período da Revolução Francesa, acabou sendo preso e passou a ser considerado como um forte candidato à condenação por morte durante o Terror.

Acabou sendo salvo pelo fato de ter influências de Étienne Geoffroy Saint-Hilaire. No ano de 1802, comandado por Napoleão, Haüy acabou sendo nomeado professor de mineralogia no Muséum National d’Histoire Naturelle. Porém, em 1814, passou a ser saneado pelo Governo da Restauração.

Os dias de René Just Haüy foram finalizados com pobreza, mas ele mantinha seus valores morais e coragem que construiu ao longo da juventude. Essa estrutura o manteve em posição de respeito até o período em que morreu, na cidade de Paris, em 3 de Junho de 1822.

Ele concluiu seus estudos e também deixou muitos discípulos como José Bonifácio de Andrada e Silva, que também estudou a mineralogia e metalurgia em Portugal. José Bonifácio foi um dos homens que incentivou o processo da independência do Brasil.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados