Colégio Web

Renato Dulbecco

Publicidade

Virologista italiano nascido na Provincia di Catanzaro, na região de Calábria, extremo sul da Itália, e naturalizado estadunidense, pesquisador do Imperial Cancer Research Fund Laboratory, de Londres, um dos premiados com o Nobel de Fisiologia ou Medicina (1975) por pesquisas sobre a interação de tumor viróticos e material genético, prêmio dividido igualmente com os estadunidenses David Baltimore, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Cambridge, MA, e Howard Temin, da University of Wisconsin, Madison, WI. 

Filho de mãe calabreza e pai liguriano, viveu parte de sua infância em Impéria, oeste da Ligúria, depois da I Guerra. Voltando a estudar, mudou-se para a vizinha região do Piemonte, ao norte, e graduou-se na high school (1930) foi para a Universidade de Turim, onde obteve o M.D. (1936) a lá permaneceu até emigrar para os United States (1947) para estudar viroses com Salvador Luria em Bloomington, Indiana. 

Depois, convidado por Max Delbrück, foi professor em Caltech (1949), onde foi orientador de Howard Temin. Deixou Caltech pelo Salk Institute (1962), e finalmente chegou ao Imperial Cancer Research Fund Laboratories, em Londres (1972).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados