Colégio Web

Reinhard Woltman

1Reinhard Woltman nasceu na Alemanha e dedicou sua vida aos estudos de engenharia. Trabalhou no Departamento de Portos e Águas Navegáveis de Hanôver e era especialista nos estudos sobre perdas de cargas em canais abertos. Acabou sendo o primeiro a inventar os molinetes hidráulicos no ano de 1790. Com turbinas, os molinetes inventados pelo alemão serviam para medir os vazões de líquidos e gases em condutos. Foi Woltman quem também conseguiu estabelecer como a potência de uma fórmula poderia ser relacionada com as perdas de energia em um canal aberto.

Publicidade

Os trabalhos de Woltman foram aclamados como extremamente importantes para as pesquisas no setor hidráulico. As pesquisas foram as seguintes: Theorie und Gebrauch des Hydrometrischen Flugels, publicada em Hamburgo (1790) e Beiträge zur Hydraulischen Architectur concluída em mais de um volume e publicada em Göttingen (1791-1799).

Essas teses tratavam sobre temas da engenharia hidráulica e focavam nas equações de cálculo de perda hidráulicas em tubos e canais.

Em função dos seus inventos e estudos, até hoje Woltman é conhecido como o responsável pelo avanços nos equipamentos para fluxos de água, chamados popularmente de medidores de Woltman.

O engenheiro faleceu em Cuxhaven, onde atuava como Wasserbaudirektor da faculdade de Engenharia Hidráulica. Foi responsável por várias pesquisas ligadas à mecânica contínua, tendo introduzido os conceitos de frações volumétricas no meio acadêmico.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados