Colégio Web

Rei Luís XI

Publicidade

Rei da França (1461-1483) nascido em Bourges, Cher, membro da dinastia Valois e um dos mais famosos soberanos franceses, cujo reinado caracterizou-se pela longa luta da França para consolidar suas fronteiras e na qual uma das condições mais importantes foi a submissão do poder feudal à coroa. Casou-se (1436) com Margaret, filha do rei James I da Escócia, e uma segunda vez (1451) com Carlota de Savóia (1445-1483) cujo matrimônio só foi consumado quando ela completou 14 anos. 

Eles tiveram três filhos: Ana (1461-1522), Joana (1464-1505) e Carlos VIII (1470-1498). De caráter desconfiado e cruel, mas também inteligente e ousado, encabeçou duas rebeliões contra seu pai, Carlos VII, que morreu quando o filho estava exilado na Borgonha. Depois de assumir o trono (1461), empenhou-se em combater os senhores feudais do reino que se aliavam entre si e à Inglaterra, tradicional inimiga da França, para impor sua vontade aos reis. 

O apoio que recebeu da burguesia francesa permitiu-lhe progredir nessa luta, que marcou o fim do feudalismo na França. Em seguida partiu para liquidar o estado borgonhês, e derrotou o duque Carlos o Temerário, na batalha de Nancy (1477). O Tratado de Arras (1482), deu à França a soberania sobre a Borgonha, a Picardia e o Franco Condado.
Após vencer a nobreza, pôde dedicar-se a reorganizar o país e fortificar a monarquia.
 
Alcunhado de o Rei Aranha, promoveu as bases da monarquia absolutista, estimulou o comércio, a indústria e a mineração, e estabeleceu fábricas de seda em Lyon. Apoiou as artes e ciências e fundou universidades e morreu em Plessis-lez-Tours, e foi sucedido por seu filho, Carlos VIII.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados