Colégio Web

Rei Luís X le Hutin

1Rei Luís X também ficou conhecido Le Hutin. Nasceu em Paris e passou por dois reinados: Rei de Navarra (1305-1316) e da França (1314-1316).

Publicidade

O tio, Conde Carlos de Valois, também acabou atrapalhando o reinado de Luís. Sucessor e filho de Filipe IV ou o Formoso, teve morte nos anos iniciais da vida. O primogênito acabou sendo o seu sucessor. João I abriu as portas da monarquia para Luís.

O reinado de Luís foi movimentado e com muito sangue. Os nobres estavam reagindo contras as ideias monárquicas e tanto Luís quanto o pai enfrentaram dificuldades para governar. O filho tentou manter a veia autoritária do pai, mas acabou tendo forte resistência. O tio Carlos de Valois acabou por convence-lo de que era necessário respeitar os direitos e costumes da nobreza. Dessa forma, teve que instituir Cartas que garantiram o direito e a imunidade de tais nobres, fazendo com que o feudo tivesse problemas em relação à monarquia.

O Rei Luís X morreu em Vincennes e Filipe V, o Alto (1293-1322), passou a ser o sucessor. Esse irmão de Luís X, por sua vez, passou a ser substituído por outro irmão caçula, Carlos IV, o Belo (1294-1328).

O reinado da Casa dos Capetos foi substituído pelo da Casa de Valois, quando Filipe VI de Valois, filho do Conde Carlos de Valois, passou a ser rei na França.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados