Colégio Web

Rei Luís IV da França, O Ultramarino

1Nasceu em Laon, Aisne, tendo sido rei entre 936 e 954 passando a governar na área franca do oeste. Possuía apenas 15 anos quando substituiu o monarca sendo chamado de o d’Outremer. O pai, Carlos III o Singelo e a mãe a Princesa Eadgifu de Wessex permitiram que Luís IV passasse uma boa parte da vida jovem em um exílio na Inglaterra. Com a morte do rei Raul, contou com o apoio dos nobres para assumir o reinado na França, mas com a condição de ser auxiliado por um poderoso nobre conhecido como Conde de Paris e Duque dos Francos.

Publicidade

Em determinado momento, quando Luís IV passou a lutar para que o trono francês fosse independente e acabou dessagrando alguns nobres, dentre eles Hugo que aliado à monarquia germânica de Otto I acabou entrando em batalha com Luís IV.

Os normandos capturaram o rei da França e o entregaram a Hugo. Mesmo com o comportamento forte e as várias batalhas bélicas para ampliação do seu território, a monarquia francesa dominava apenas a região de Laon. Outros espaços do sul do Rio Loire, a Borgonha e sul do território francês continuavam sendo geridos por Hugo. Só em 950 é que houve uma aliança entre Otto e Hugo para que o poder fosse total.

Luís IV teve dois filhos com a princesa Princesa Gerberga. Um deles, chamado de Lotário, acabou sendo o próprio sucessor de Luís.  O rei Ultramarino morreu na França, após cair de cavalo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados