Colégio Web

Rei Luís II da França, O Gago

1Luís II da França, o Gago exerceu seu reinado entre 846 e 879. Fez parte da dinastia carolíngia do Reino franco Ocidental e, depois de morto, deixou os herdeiros Carlomano e Luís III filhos de Ansgarde de Borgonha.

Publicidade

Luís II da França também chamado de Le Begue foi herdeiro de Carlos II o Calvo e de Ermentrude de Orléans. Passou a substituir o pai, mas não mostrava muito interesse como governante. E acabou morrendo um ano depois de assumir, na cidade de Compiègne. A trajetória política foi iniciada com o governo de Maine e Aquitânia. Com três esposas, gerou quatro filhos. De Adelaide Judite de Paris, surgiu a filha Ermentrude também conhecida como a Princesa dos Francos Ocidentais. A esposa Luitgarda da Saxônia gerou Carlos III, que passou a ser Rei da França e Rei dos Francos Ocidentais.

Mesmo com três casamentos, Luís II da França tinha saúde fragilizada. O reinado de dois anos não trouxe muitas mudanças relevantes na política. Os filhos do primeiro casamento assumiram a monarquia mas não também não se perpetuaram por longos anos no poder. Até dividiram o reino em Amiens para que Carlomano assumisse determinadas regiões e Luís gerisse a Nêustria.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados