Colégio Web

Rei Luís I de Portugal

1Luís I de Portugal foi registrado como Luís Filipe Maria Fernando Pedro de Alcântara António Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis João Augusto Júlio Valfando de Saxe-Coburgo-Gotha e Bragança. Nasceu em 1838, na cidade de Cascais, como segundo filho da rainha D. Maria II e do rei Fernando II.

Publicidade

Seu tio, D.Pedro II do Brasil, era o mais jovem irmão de D. Maria II. Luís passou a ser rei logo depois que o irmão mais velho, em 1861, veio a óbito. Luís I de Portugal era popularmente chamado de O Popular, pois era devoto do povo. O escritor Eça de Queirós o apelidou de O Bom.

Como segundo filho, não era acertado que Luís I de Portugal pudesse chegar ao trono. Entretanto, com uma formação educacional aprofundada, obteve a atenção do irmão mais velho conhecido como Príncipe Real D. Pedro. Também foi auxiliador de Carl Andreas Dietz, que havia feito a precepção de D. Fernando, o pai, até 1847.

Nesse momento, Dietz precisou deixar Portugal em função de sua religião protestante. Naquele período, protestantes não poderiam interferir na cena política. Assim, acabou sendo trocado pelo Visconde da Carreira, com apoio de Manuel Moreira Coelho.

O Infante de Portugal, junto com D. Luís, circulavam pelos palácios de Mafra, Sintra, e de Vila Viçosa. Em alguns momentos, também circulavam pelo Palácio de Belém. Como secundogénito, D. Luís concluiu estudos nas áreas navais e foi chefe da Companhia dos Guardas Marinhas. Em 1846, com somente 8 anos de idade, também foi homenageado pela marinha. Passou pelos seguintes postos: segundo-tenente, capitão-tenente , capitão-de-fragata e capitão-de-mar-e-guerra.

Em Pedro Nunes, brigue do comando marinho, Luís I de Portugal exerceu o seu primeiro comando fazendo um cruzeiro que saía da costa de Portugal e seguiu até Gibraltar. D. Pedro V o entregou a corveta Bartolomeu Dias em 1858, a partir daí houve o cumprimento de nove novas missões chegando, inclusive, aos arquipélagos da Madeira e Açores. Transportou o Príncipe Jorge da Saxónia para Lisboa, quando do seu casamento com a Infanta D. Maria Ana e levou tal casal à Inglaterra e fez várias outras viagens com personalidades ilustres daquele período.

No período de seu reinado, Portugal já vivenciava algumas reformas na economia e política. Havia traços de modernização especialmente na área das ferrovias. Foi casado com princesa Maria Pia de Sabóia, filha do rei da Itália.

Encontrou dificuldades nas finanças do governo logo que assumiu e ampliou os impostos, o que gerou várias revoltas como a Janeirinha em 1868. Luís I de Portugal era culto, artista e chegou a traduzir várias obras de Shakespeare e outros escritores renomado. Morreu em Cascais, Portugal.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados