1Claude foi um francês que dedicou-se ao jornalismo, filosofia e sociologia. Notável por suas posições críticas em relação ao viés ortodoxo da política, acabou sendo um dos fomentadores do comunismo na União Soviética. Concluiu a graduação na École Normale Supérieure, tendo lecionado na Sorbonne, na Universidade de Toulouse e na École Nationale d’Administration.

Por todo o período da II Guerra Mundial, passou a servir nos espaços aéreos e foi dirigente no movimento França Livre. De Londres, editou o La France Libre.

Quando retornou a Paris, novamente ministrou aulas na École Nationale d’Administration, além de sociologia na Sorbonne entre 1955 e 1968.

Suas obras mais famosas foram Introduction à la philosophie de l’histoire (1938), L’Opium des intellectuels (1955) e Israël et les juifs (1968). Escreveu para o o Le Figaro entre 1947 e 1977 e também contribuiu com a revista L’Express entre 1977 e 1983.

Faleceu em Paris.