Colégio Web

Ray Charles

Publicidade

Cantor, músico, pianista e compositor norte-americano nascido em Albany, Georgia, U.S.A., considerado um dos maiores músicos populares americanos, representante da essência da música negra de seu país e inventor do soul, um estilo musical construído a partir de elementos do gospel, blues e jazz. De família humilde, teve uma infeliz trajetória de vida na infância e na adolescência. Vítima de glaucoma aos cinco anos perdeu a visão aos sete e ficou órfão aos 16. 

Nem por isso, abandonou o sonho de tornar-se um grande pianista e depois de aprender a ler e escrever músicas em braile, na St. Augustine School for the Deaf and Blind, Florida, passou a se destacar em vários estilos como blues, gospel e jazz. 

Começou a fazer sucesso (1955), tornando-se o artista que conseguiu ficar mais tempo nas paradas de sucesso. Faleceu em junho de 2004, em sua casa em Beverly Hills, no Estado da Califórnia, EUA, onde estava com seus familiares, vítima de uma doença fatal que começou com um problema no quadril e depois teve outras infecções, principalmente no fígado. 

Dentre os seus grandes sucessos estão I Got a Woman, Hallelujah, I Love Her So e Mary Ann.
Com sua bagagem musical, conquistou o reconhecimento de público e crítica, ganhando 12 prêmios Grammy, incluindo o de melhor gravação de R&B por três anos consecutivos, com Hit the Road Jack, I Can’t Stop Loving You e Busted. Foi um dos grandes inovadores da música norte-americana, misturando o gospel da igreja negra com a sensualidade do blues para criar ou seu famoso gênero musical: o soul. Esteve sete vezes no Brasil e numa delas (1995) atraiu um público recorde de 150 mil pessoas para um espetáculo gratuito no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados