Inventor e fabricante pioneiro de automóveis americano nascido em Geneva, Ohio, que iniciou construindo carros a vapor (1887-1893) para depois fundar a Olds Motor Works (1899), para fabricar o Oldsmobile (1896), projetado três anos antes.
Filho de Pliny Fisk Olds e Sarah Whipple Olds, viveu em Geneva, Ohio, até os 22 anos, quando mudou-se com o irmão mais velho, Wallace, para Lansing, Michigan, e fundaram a Olds and Son, em sociedade com o pai, onde registrou sua primeira patente sobre um dispositivo para carros a gasolina. 

No ano seguinte (1887) patenteou sua primeira invenção para motores a vapor e fundou sua própria empresa, a Olds Motor Works, em Detroit, Michigan, onde colocou a venda seu primeiro carro a gasolina, por um preço de $1000.00.
Em Lansing fundou (1897) a Olds Motor Vehicle Company e (1900) adotou o nome Oldsmobile para seus carros. No ano seguinte a Olds Motor Works foi destruída em um incêndio. Com uma produção inicial de 425 carros a gasolina (1901), nos anos seguintes o Oldsmobile tornou-se o líder do mercado de automóveis nos Estados Unidos, alcançando a marca de 1000 modelos vendidos em um só ano (1906). 

A essa altura já havia deixado a Oldsmobile e fundado a Reo Motor Vehicle Company (1904), companhia que presidiu por duas décadas (1904-1924) fabricando caros e caminhões. Depois fundou a empresa de equipamentos Ideal Power Lawn Mower Company (1915). 

Durante a Segunda Guerra Mundial a Oldsmobile forneceu material de apoio para o governo americano. Depois de sua morte, em Lansing, Michigan, a principal invenção desenvolvida pela sua empresa foi o equipamento de segurança air bag (1974).