Colégio Web

Ralph Baer – O pai dos videogames

Ralph Baer é o criador do primeiro videogame da história, o Odyssey 100. Confira mais detalhes e veja como foi a sua luta para que ele fosse lançado!

Publicidade

Você sabe quem é Ralph Baer? Se você ler a história do videogame, certamente trombará com seu nome. Ele é um sujeito muito simples e modesto, por suas palavras e atitudes. Você já adivinhou quem ele é? A dica já foi dada, mas vamos dizer mais sobre essa pessoa inteligente e que lucra milhões por ano.

Quem é Ralph Baer?

Ralph Baer é o criador do primeiro videogame da história, o Odyssey 100. Você certamente não se lembra, pois já faz algum tempo que o videogame foi criado. Seu desenvolvedor é um engenheiro de design que se julga um homem de muita sorte! Hoje, ele tem 87 anos e é o criador de um dos maiores videogames que já existiu, e na época ele nem sabia o que estava por vir. Naquele momento, não foi nada fácil que as empresas comprassem a ideia e começassem a comercializar o novo “brinquedo” para crianças.  Para ele era entediante ficar na frente do aparelho de televisão e ver somente imagens passando sem poder interagir. Era preciso mais do que isso para prender a atenção do telespectador. E foi pensando nisso que resolveu criar o seu mais brilhante invento, “o videogame”.

   Ralph Baer

O Odyssey parecia mais com uma caixa de sapatos, não é a toa que o invento foi chamado de “Brown Box”, e foi apresentado para grandes empresas como RCA, Zenith e General Eletric, que não tiveram o menor interesse em fabricar e comercializar o novo protótipo. Essas empresas não sabiam o que estavam perdendo!

Mas Ralph Baer não perdeu as esperanças! Com a ajuda do amigo Bill Harrison, o invento ganhou uma pistola de luz com a finalidade de mira, e posteriormente, Bill Rusch criou um novo jogo. Perfeito! O invento foi sofrendo novas transformações até o seu resultado final, com dois controladores, uma pistola de luz e seis interruptores no console que eram utilizados para selecionar os jogos. Com todos esses aperfeiçoamentos o “Brown Box” finalmente foi lançado no mercado pela empresa Magnavox em março de 1972.

Odyssey 100

É claro que para os padrões atuais, o Odyssey não seria visto com bons olhos pelas crianças e pelos adultos (diante de tanta tecnologia que temos atualmente), mas para a ocasião foi o máximo! Novas versões foram lançadas e o último Odyssey 2100 fez bastante sucesso no Brasil. Depois desses, muitos outros videogames foram lançados e cada vez mais com novidades e tecnologias avançadas.

Bons jogos!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados