Colégio Web

Biografia e obras de Ruth Rocha

Ruth Manchado Lousada Rocha nasceu em 1931, na cidade de São Paulo, no tradicional bairro da Vila Mariana. Desde então, tornou-se uma lenda na literatura.

Publicidade

Ruth Manchado Lousada Rocha nasceu em 1931, na cidade de São Paulo, no tradicional bairro da Vila Mariana. Ela viveu uma infância muito alegre. Era uma criança que gostava de ler e apreciava a leitura de livros e gibis. Estudou no Colégio Bandeirantes e no Colégio Rio Branco finalizou o ensino médio.

A Ruth Rocha é formada em ciências políticas e sociais pela Universidade de São Paulo, (USP) e pós-graduada em orientação educacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Em 1956, retornou ao Colégio Rio Branco, agora na ocupação de orientadora educacional. Durante os quinze anos subsequentes, agregou uma vasta experiência profissional galgando novos horizontes.  Em 1967, Iniciou o seu trabalhou na revista Claudia, e posteriormente, na revista Recreio, da Editora Abril. A partir de 1969, teve suas primeiras histórias publicadas: Romeu e Julieta, Meu Amigo Ventinho, Catapimba e sua Turma, o Dono da Bola e Teresinha e Gabriela.   De lá para cá ela não parou mais! Ela possui mais de 130 mil títulos publicados em mais de 25 idiomas por todo o mundo. Recebeu vários prêmios brasileiros referentes à nossa literatura infantil, inclusive da Associação Paulista de Críticos de Arte e da Academia Brasileira de Letras.

Sua obra prima de maior repercussão por todo o mundo é a obra “Marcelo, Marmelo, Martelo”, que teve mais de 1 milhão de cópias vendidas.

Essa maravilhosa escritora e tradutora aborda em suas obras diversos temas do cotidiano, problemas sociais, políticos e morais. A autora explora em seus livros a musicalidade, os versos, as fábulas e os contos de forma moderna e autêntica.

Seu grande inspirador e admirador foi Monteiro Lobato, que com muito encanto e magia, também viveu a escrever e a inventar histórias para o público infantil.

Quanto a sua vida pessoal é casada, teve uma única filha Mariana e possui dois netos.

Obras em destaque da Ruth Rocha

Ruth Rocha

O piquenique do Catapimba – Coleção A Turma da Nossa Rua. São Paulo: Salamandra.

Essa obra conta a história do Catapimba e sua animada turma de futebol. Um dia eles foram para um piquenique escondido do time adversário, o Sai-da-Frente. Quando chegaram ao local do piquenique encontraram a turma do time rival. Para saber o que acontece, somente lendo essa grande aventura!

A rua do Marcelo – São Paulo: Salamandra

Essa história ensina algumas regras de boa convivência com os vizinhos. É importante para que as crianças entendam que algumas regras devem ser respeitadas para que possamos viver em comunidade. Vamos ler essa excitante história para sabermos o seu final!

Demais obras para sugestão de leitura

  • Atrás da Porta
  • A escolinha do mar
  • Por que somos de cores diferentes? 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados