Colégio Web

Quintus Roscius

Publicidade

Ator comediante romano nascido em Solonium, perto de Lanuvium, com grande talento para imitações, especialmente fazer rir com caricaturas de pessoas famosas.

Dotado de uma face bonita e figura varonil, ele estudou os trejeitos e gesticulações da maioria dos defensores importantes no Forum, especialmente Hortensius, e tornou-se muito querido entre os romanos por sua arte humorística e por sua elegância. Insuperável como comediante, chegou a rivalizar com Cícero em prestígio popular, ele na comédia e o rival na oratória, e conta-se que ambos amigavelmente incentivavam e se divertiam com essa rivalidade.

Inclusive o ator escreveu um tratado no qual ele se comparava ao tribuno agindo na oratória. Lutatius Catulus compôs um quatrain em sua homenagem, e o ditador Sulla o presenteou com um anel de ouro, o distintivo da ordem eqüestre, uma distinção notável para ator em Roma, onde a profissão de ator era seguramente relegada ao segundo plano ou mesmo ao desprezo.

Foi processado (76 a.C.) por Fannius Chaerea e foi defendido por Cícero, em mais uma de suas brilhantes atuações como orador. A despeito da desprestigiada profissão, extraordinariamente acumulou boa fortuna com sua arte, e parece ter se aposentado algum tempo antes de sua morte.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados