Colégio Web

Quem foi Santa Quitéria?

Publicidade

Neste dia 22 de maio é comemorada por uma boa parcela de católicos do mundo todo o dia de Santa Quitéria, uma santa que hoje em dia não é muito conhecida pelos lados do Brasil, que é o maior país católico do mundo.

Na verdade, Santa Quitéria, a Virgem Mártir, já foi conhecida em nosso país, por conta da influência portuguesa em nossa formação, mas com o passar do tempo, ela acabou sendo deixada de lado e o seu culto passou a ficar relegado a pequenos grupos.

Quem foi?

Santa QuitériaNascida em Braga no ano de 120 depois de Cristo, Quitéria foi uma das nove filhas nascidas de parto único de Cálsia Lúcia, que era a mulher de Lúcio Caio Otílio, que na época era o governador de Portugal e de Galiza.

Seu pai governava seguindo as ordens do Império Romano, e era um homem muito rígido e que acreditava nas superstições que reinavam na época, e por conta do nascimento das nove crianças, chegou a mandar que a parteira desce cabo da vida das meninas com medo da má sorte que sua chegada representaria.

No entanto, por conta de sua fé cristã, a parteira não seguiu as ordens do governador, e procurou o arcebispo de Braga, Santo Ovídio, que prontamente às batizou e às deu aos cuidados de famílias da cidade, para que tivessem garantidos os cuidados e a educação.

A recusa de casamento e a execução

Santa Quitéria Igreja

Anos se passaram, e o governador Lúcio Caio Otílio acabou por descobrir que suas filhas ainda viviam em Braga, indo ao encontro destas com especial interesse numa delas, Quitéria, que era a mais bela de todas.

O governador queria que Quitéria se casasse com um cortesão chamado Germano, mas ela se recusou, e por conta disto, ele acabou por condená-la à morte pelas mãos do próprio Germano.

No dia 22 de maior de 135, com apenas 15 anos de idade, Quitéria foi executada pelas mãos do próprio Germano, que cortou sua cabeça.

No entanto, a tradição católica diz que antes de ter sua cabeça cortada, Quitéria emitiu uma luz muito forte que fez com que os soldados que a prenderam ficassem cegos.

A tradição também conta que depois de ter sua cabeça decapitada, Quitéria a teria tomado em suas mãos e caminhado tranquilamente até a cidade vizinha, onde seu corpo finalmente caiu serenamente e foi posteriormente sepultado pelos fieis, que viram nisto um sinal da santidade da Virgem Mártir Santa Quitéria.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados