Colégio Web

Quem é Luiz Felipe Pondé?

Todo mundo já deve ter esbarrado com um livro chamado Guia Politicamente Incorreto da Filosofia. Ele foi escrito pelo Luiz Felipe Pondé. Conheça-o!

Publicidade

Todo mundo já deve ter esbarrado com um livro chamado Guia Politicamente Incorreto da Filosofia, não é mesmo?

Esse livro é considerado um dos mais vendidos do Brasil de acordo com a renomada e respeitada lista da revista semanal Veja.

Pois você conhece o autor desse Best-seller? Seu nome é Luiz Felipe Pondé. Vamos descobrir quem ele é?

Biografia do Luiz Felipe Pondé

Luiz Felipe Pondé

Nascido em Recife, Pernambuco, no ano de 1959, Pondé iniciou sua carreira como médico, depois de estudar medicina na Universidade Federal da Bahia. Mas essa carreira não lhe tocou muito.

E o seu interesse por questões filosóficas acabou falando mais alto, o que rapidamente o levou para o curso de Filosofia, que cursou na Universidade de São Paulo, onde acabou fazendo doutorado posteriormente, em uma parceria com a Universidade de Paris.

A Filosofia do pessimismo

Luiz Felipe Pondé é muito conhecido pela linha de pensamento que caracteriza o seu trabalho. Essa linha é conhecida como pessimismo, e fica notória pela valorização que o filosofo faz das tradições religiosas ocidentais.

Mas esse pessimismo fica ainda mais evidente em seus textos publicados semanalmente no tradicional jornal Folha de São Paulo, onde costuma atacar o que chama de “praga PC”, ou seja, o pensamento politicamente correto que permeia a sociedade ocidental moderna.

Os livros e o sucesso

Pondé se tornou um pensador contemporâneo bastante conhecido, especialmente por causa de sua coluna semanal na Folha, mas também por causa de seus livros.

E de todos esses livros, o que mais se destacou comercialmente foi o Guia Politicamente Incorreto da Filosofia, que foi lançado em 2012, e que rapidamente se tornou um sucesso de vendas e de crítica.

No entanto, outras obras de Pondé também merecem destaque, como A Filosofia da Adúltera – Ensaios Selvagens, que foi lançado em 2013. Outro livro importante é Crítica e Profecia: filosofia da religião em Dostoievski, que é de 2003.

Pondé

Há muitas outras obras, e em todas elas, o pensamento pessimista e critico do filósofo recifense de origem judaica se faz presente, com uma critica mordaz e ácida, e que muitas vezes esbarra no humor.

O texto de Pondé se caracteriza pela densidade das palavras, mas também se notabiliza pelo equilíbrio perfeito entre a linguagem rebuscada da academia e a linguagem mais simples dos grandes autores populares.

O resultado disso é o sucesso alcançado pelas suas publicações, especialmente as mais recentes.

Pondé, atualmente, também é participante eventual da bancada de comentaristas do Jornal da Cultura, onde expõe um pouco de seu pensamento sobre as questões e assuntos do dia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados