Colégio Web

Pasha Ahmad Fuad

1Pasha Ahmad Fuad nasceu no Cairo e foi um dos sultões egípcios. Entre 1922 e 1936 acabou se tornando um dos primeiros reis do Egito em sua fase moderna.
Promoveu uma Constituição e procurou restabelecer Direitos Constitucionais e o Parlamento.

Publicidade

O pai, khedive Ismail Pasha, ficou conhecido como o Magnífico. Concluiu os estudos na Europa e retornou ao Egito em 1880. Tinha preocupação com os exércitos do Egito e gostava de assuntos culturais. Foi o fundador da Universidade do Cairo em 1906 e conquistou a sucessão do irmão Hussein na qualidade de sultão em 1917 e 1922, quando já ganhava a titulação de rei.

Mesmo com as dissoluções no fim do domínio britânico no Egito, tais questões só se efetivaram nos anos seguintes. A nova constituição foi finalizada em 1923), em contextos de dificuldades políticas dentro do país. Tal situação levou Fuad a manter a constituição de então e levar nova proposta em 1928, quando criou outro parlamento já com poderes aconselhadores.

Em 1935 enfrentou uma ampla revolta popular e foi levado a retomar a antiga constituição. Foi casado por duas vezes com Chivekiar Ibrahim (1876) e Nazli Sabri (1894), tendo sete filhos ao todo. Morreu na cidade do Cairo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados