Colégio Web

Papa São Sotero

Publicidade

Papa de origem grega da igreja cristã romana (166-175) nascido em Nápolis, substituto de Aniceto cujo pontificado coincide com o reinado de Marco Aurélio, o imperador filósofo, sob o qual os cristãos foram cruelmente perseguidos.
Conhece-se muito pouco deste papa, a não ser que seu governo foi marcado pela doçura da caridade, o zelo e a compaixão pelos pobres e a firmeza da fé com relação aos hereges.

Tradicionalmente é lembrado pelo seu costume de fazer bem para todos os irmãos em muitas formas, e enviar esmolas para muitas igrejas em toda cidade, aliviando a pobreza dos que enviavam pedidos e dos irmãos de fé. Dar esmolas já era um velho e tradicional hábito dos romanos que o santo pontífice não só preservou, mas incentivou, além de consolar com palavras abençoadas todos os irmãos que vieram a ele, como um pai amoroso as suas crianças.
Coibiu os abusos e ensinou com caridade a verdade. Os mártires cristãos puderam contar com o seu auxílio paternal e ele próprio sofreu o martírio e, canonizado, é comemorado a 22 de abril.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados