Colégio Web

Pafnuty Lvovich Chebyshev

Publicidade

Matemático russo da Universidade de São Petersburgo nascido em Okatovo, pequena cidade a oeste de Moscou, de notáveis descobertas no estudo do cálculo avançado e da matemática aplicada. De família de militares, era um dos nove filhos de Lev Pavlovich Chebyshev e Agrafena Ivanova Pozniakova e foi educado em Okatovo, especialmente por sua mãe e uma prima professora, Avdotia Kvintillianova Soukhareva. 

Sua família mudou-se para Moscou (1832) e ele passou a ser tutorado pelo matemático P. N. Pogorelski e entrou para a Universidade de Moscou (1837) onde produziu seu primeiro paper Cálculo de raízes de equações (1941). Fez sua primeira publicação no Journal de Crelle (1844) e defendeu sua tese de mestrado (1846). Escreveu seu mais importante livro Teoria sravneny (1849), sobre teoria das congruências, que lhe o grau de doutorado. Com este trabalho também recebeu o prêmio da Academia de Ciências. 

Ele se tornou acadêmico júnior da Academia de Ciências de São Petersburgo (1853) com a cadeira de matemática aplicada, acadêmico extraordinário (1856) e um acadêmico ordinário (1859), novamente com a cadeira de matemática aplicada. Rival de Lobachevsky como mais importante matemático do país no seu tempo, tornou-se, primeiro, membro estrangeiro correspondente do Instituto da França (1860) e, depois, associado estrangeiro (1874) e membro da Sociedade Real de Londres (1877) e de várias outras instituições pela Europa.

Aposentou-se como professor da Universidade de São Petersburgo (1882) onde publicou centenas de trabalhos e recebeu muitas honras durante a carreira e morreu em São Petersburgo, Rússia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados