Colégio Web

Pablo Casals

Publicidade

Intérprete musical espanhol nascido na cidade catalã de Vendrell, Espanha, famoso por sua técnica com o violoncelo, desenvolvendo uma técnica de arco e dedilhado muito pessoal e revolucionária, da qual derivou toda a escola moderna do instrumento.

Filho de um organista, iniciou-se na música com o pai e estudou piano, composição e violoncelo em Barcelona, Madri e Bruxelas. Iniciou sua atividade profissional como solista no Teatro do Liceu, Barcelona (1896) e consagrou-se como concertista em Lamoureux de Paris (1899). 

Criou um célebre trio com o pianista Alfred Cortot e o violinista Jacques Thibaud, criou em Barcelona a Orquestra Pau Casals (1919) e fundou a Asociación Obrera de Conciertos, para educação musical dos operários (1926).

Com a guerra civil espanhola, foi morar em Prades, na França, onde organizou uma série de famosos festivais e depois se mudou para Porto Rico (1956) e dedicou-se à regência e à composição, além de criar uma nova Orquestra Pau Casals e o Festival Casals, de reconhecimento mundial. Morreu em Rio Piedras, Porto Rico, e entre suas composições mais famosas destacaram-se El pessebre (1960), e o Hino das Nações Unidas (1971).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados