Recentemente foi divulgado que uma nova pessoa assumiu o cargo de ministro da Fazenda. O homem que assumiu o poder foi Nelson Barbosa, que assumiu a posição no lugar de Joaquim Levy, após ter embates com o ex-ministro.

O nome do ministro está em alta devido ao fato da alta do dólar associada a sua tomada de poder e também por causa da atual conjuntura política e econômica brasileira, que está bem conturbada.

Mas afinal de contas, você sabe quem afinal é Nelson Barbosa? Não? Continue lendo e descubra.

Barbosa Nelson

Nelson Barbosa

O ministro nasceu no Rio de Janeiro em 1969 e é formado como bacharel e mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e PhD pela New School for Social Research, em Nova York. Também trabalhou no comitê de reeleição do ex-presidente Lula, em 2006, mas hoje não é filiado ao PT.

Economista e professor brasileiro, Nelson Barbosa é professor titular da Escola de Economia de São Paulo da FGV, além de professor Adjunto do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia, o IBRE/FGV.

Antigo Secretário Executivo do Ministério da Fazenda, Barbosa é hoje o Ministro da Fazenda, posto que assumiu no lugar de Joaquin Levy. Com um perfil mais técnico do que político, Nelson não foi muito bem aceito na liderança do Ministério e é considerado um homem de confiança da presidente Dilma Rousseff.

Nelson Barbosa

Barbosa vem ocupando cargos de poder variados desde o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2003 o ministro entrou no Ministério do Planejamento e permaneceu no governo até 2013, quando deixou a Secretaria-Executiva do Ministério da Fazenda após uma série de desentendimentos.

Na Fazenda ele já foi Secretário de Acompanhamento Econômico, de 2007 a 2008, Secretário de Política Econômica, de 2008 a 2010, e Secretário Executivo, de 2011 a 2013, quando o ministro ainda era Guido Mantega.

Antes de sua trajetória no Ministério da Fazenda, Barbosa ocupou cargos no Ministério do Planejamento e no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A meta atual do ministro na liderança da Fazenda é estabilizar o nível de atividade econômica e procurar reestabelecer a confiança internacional no país.

Vale agora esperar para ver se a mudança foi realmente uma boa escolha ou se foi só mais um erro do governo, que não tem acertado muito nos últimos tempos.