Colégio Web

Nasir Eddin al-Tusi

1Árabe, da cidade de Maragha, Nasir Eddin al-Tusi foi um importante matemático para o mundo oriental e ocidental. Por muitos, acabou sendo considerado o rei da trigonometria. De família envolvida com estudos, era neto de Gengis Khan. Foi astrônomo em Hulagu Khan e irmão de Kublai Khan.

Publicidade

Nasir Eddin al-Tusi deixou um grande legado para a matemática “não euclidiana” e foi importante precursor de novos estudos sobre trigonometrias planas e esféricas. Atuou na área de astronomia e, por meio de suas descobertas, também colaborou para os estudos de Copérnico.

Há indícios de que, por meio das obras de Nasir Eddin al-Tusi, o renomado Regiomontanus conseguiu estabelecer novos marcos de organização com a trigonometria. Além de deixá-la mais independente dentro dos estudos de astronomia. Outras traduções de Nasir Eddin al-Tusi foram estudadas no século XVII por Wallis e por Saccheri no século XVIII.

Mais conhecido como Nasir Eddin al-Tusi, o verdadeiro nome do matemático era Muhammad ibn Muhammad ibn al-Hasan al-Tusi. Há informações de que al-Tusi ficou conhecido por ter usado alguns outros nomes ao longo de sua trajetória, a exemplo de Muhaqqiq i-Tusi, Khwaja-yi Tusi e Khwaja Nasir.

Conflitos islâmicos

2Nasir Eddin al-Tusi estava em uma região marcada pelos conflitos islâmicos. O contexto histórico do nascimento e carreira desse matemático também envolveram a aproximação da China com a Europa Oriental. O poderio militar dos mongóis estava centrado em tal região e as animosidades levavam ao massacre de muitos dos que ali viviam. Os pesquisadores e cientistas também não tinham liberdade para o exercício do seu trabalho e foram arrastados por conflitos em tais regiões.

O pai de Nasir Eddin al-Tusi era jurista no Imam Escola de Reis, tendo estado na décima segunda posição. Também estava ligado à seita dos xiitas muçulmanos.

Nesse sentido, Nasir Eddin al-Tusi passou por uma forte tradição de estudos religiosos. O importante, ao longo de sua formação, foram as inovações apresentadas pelo tio para seus processos intelectuais. Aí estiveram incluídos os estudos de metafísica, lógica, física, álgebra e geometria. Nasir Eddin al-Tusi buscava conhecimentos por meio de outros professores e sempre foi abnegado para a matemática.

O importante pesquisador terminou a sua trajetória em Kadhimain, área próxima a Bagdá, no Iraque.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados