Colégio Web

Quem foi o Profeta Maomé?

Publicidade

Maomé, ou Muhammad, é conhecido como profeta de Deus. É também o fundador dos preceitos da religião Islâmica, quando aos quarenta anos de idade recebeu as primeiras revelações através do Anjo Gabriel, enviado por Deus. Tais revelações continuaram ao longo de vinte e três anos, dando origem ao livro sagrado do Islamismo e às tradições da religião, o Al Corão.

Vida

Nascido em 570 d.C., em Meca, onde hoje é a Arábia Saudita, Maomé ficou órfão ainda criança e passou a infância com seu avô e mais tarde com o tio. Durante a juventude, foi pastor e também acompanhava o tio em expedições comerciais.

Maomé era um homem de boa índole e com isso conquistou a confiança de Cadija,  mulher rica e quinze anos mais velha, que lhe propôs casamento.

Maomé

Muhammad costumava passar períodos sozinho nas montanhas, meditando. Em um desses retiros foi nomeado Profeta pelo Anjo Gabriel. As primeiras mensagens recebidas foram divididas apenas com a esposa e amigos próximos, na própria cidade de Meca. Com o passar do tempo as revelações se tornaram públicas e ele começou a conquistar seguidores. A propagação da palavra de Deus deu origem ao Islã, que significa ‘submissão à vontade   do Altíssimo’.

Conflitos

Em 622 d.C., incomodados com as pregações de Maomé, os descrentes perseguiram o grupo do Profeta, que por sua vez recebeu ordem divina para sair dali. Partiram para Medina, cerca de 420 km ao norte. A saída de Meca é conhecida como Hégira (exílio, fuga). Tal acontecimento marca o início do calendário Islâmico.

Os anos seguintes foram marcados por conflitos devido  às questões religiosas. Em 624 d.C., os mulçumanos derrotam Meca, confirmando a missão profética de Maomé. Três anos mais tarde, 627 d.C, depois do islamismo já ter se consolidado em Medina, Maomé retorna para Meca. Por volta de 630 d.C., a religião se enraíza em grande parte da Arábia com Muhammad a frente. Mesmo depois de sua morte em junho de 632 d.C., as mensagens e tradições transmitidas por ele permanecem.

Profeta Maomé

Você sabia que…

  • O nome completo de Maomé em árabe é Abu al-Qasim Muhammad ibn ‘Abd Allah ibn ‘Abd al-Muttalib ibn Hashim
  • Muhammad significa ‘louvável’ e Abd Allah, ‘servo de Deus’
  • A Sunnah é a segunda escrita sagrada do islamismo. Nela compreendem relatos de feitos ditos e aprovações de Maomé. O Profeta também é um ícone dos mulçumanos e considerado um exemplo de homem a ser seguido.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados