Colégio Web

Martin Luther King

15 de Janeiro Martin Luther King completaria mais um ano de vida. Conheça mais sobre esse homem que trouxe esperança há muitos negros de sua época.

Martin Luther King

Publicidade

“Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pelo caráter, e não pela cor da pele.”

Martin Luther King, Jr nasceu no dia 15 de Janeiro em Atlanta, filho e neto de pastores protestantes batista, ele lutava pelos direitos iguais entre negros e brancos. Era formado em teologia pelo Seminário Teológico Crozer e doutor em filosofia pela Universidade de Boston.

Em 1954 começou as atividades como Pastor em Montgomery, quando se envolveu em um incidente em que Rosa Parks, se recusou a ceder um lugar a um branco em um ônibus, a partir deste conhecimento ele liderou um boicote contra a segregação racial, que durou quase um ano, o pastor chegou a ser preso, mas enfim conseguiu o fim da segregação racial em transporte público, decidido pela Suprema Corte.

Tornou-se presidente da Conferência da Liderança Cristã do Sul em 1957, atuando como defensor dos direitos civis, pacificamente. Dois anos depois voltou para sua cidade para se tornar vice-pastor da igreja onde seu pai congregava. Mas, sempre participando de protestos, marchas, tudo para garantir o direito dos civis dos negros, sofreu tortura e foi preso várias vezes para garantir esses direitos.

Mais tarde em 1963, em Washington, Luther King conseguiu mais 200.00 (duzentas mil) pessoas para protestar contra a segregação Racial. A partir disto, algumas leis surgiram como a lei dos Direitos Civis de 1964 e a lei dos Direitos de Voto de 1965.

Depois de fazer tanto pelos negros, Luther King recebeu em 1964 o Prêmio Nobel da Paz. Se uniu aos movimentos da Guerra do Vietnã.

Em Abril de 1968 foi assassinado a tiros num hotel da cidade de Memphis.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados