Colégio Web

Mairead Corrigan Maguire

Pacifista irlandesa nascida em Belfast, na Irlanda do Norte, Prêmio Nobel da Paz (1976), dividido com Betty Williams. De uma família numerosa formada por 5 irmãs e 2 irmãos, foi educada no St. Vincent’s Primary School, Falls Road, Belfast e entrou no Miss Gordons Commercial College, onde só cursou o primeiro ano da faculdade, mas acabou recebendo títulos das universidades devido à importância dos trabalhos que publicou. Como Confidential Secretary do Managing Director da Arthur Guinness & Co. começou sua militância em favor da paz com apenas 16 anos de idade. Casou-se (1981) com um cunhado Jack Maguire, viúvo de uma de suas irmãs que falecera um ano antes, e com esse casamento tornou-se madrasta dos três filhos da irmã, Mark, Joanne e Marie Louise, e teve mais dois, John Francis (1982) e Luke (1984).

Continuou trabalhando, incansavelmente, pela paz, uma coisa difícil de se conquistar na Irlanda, onde católicos e protestantes se degladiam eternamente. Co-fundou (1976) com Ciaran McKeown e Betty Williams e presidiu a Community of Peace People, um movimento das mulheres para a paz na Irlanda do Norte, e o Committee on the Administration of Justice, uma organização não sectária da Northern Ireland que defende os direitos humanos.

Publicidade

Na sua luta pela paz, já visitou dezenas de países e continua na militância na Community of Peace People defendendo a não violência na Northern Ireland, e trabalhando em Organizações Católicas como voluntária, especialmente estabelecendo clubes para crianças abandonadas, adolescentes etc. Além do Nobel, recebeu outros prêmios, como a Carl Von Ossietzky Medal da International League of Human Rights, seção de Berlim, e o Norwegian People Peace Prize (1976) e vários diplomas honorários.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados