Colégio Web

Quem foi Lee Kuan Yew?

Publicidade

Neste último domingo, dia 22 de março de 2015, o mundo foi pego de surpresa com a notícia da morte de Lee Kuan Yew, uma das figuras políticas mais importantes da região do Sudeste Asiático, que tornou Singapura um dos famosos Tigres Asiáticos.

No entanto, ao menos no Brasil, ainda há pessoas que talvez não o conheçam, e por este motivo, nas próximas linhas, nós vamos mostrar um pouco de sua trajetória, para que você possa saber exatamente quem foi Lee Kuan Yew.

Figura importante

 Lee-Kuan-Yew

Harry Lee Kuan Yew, mais conhecido simplesmente por Lee Kuan Yew, nasceu em 16 de setembro de 1923, e veio a falecer quase 92 anos depois, em 22 de março de 2015, depois de uma trajetória política e econômica realmente notável.

Lee conseguiu, entre outras coisas, fazer com que Singapura, que até o início da segunda metade do século XX, não passava de um mero entreposto comercial extremamente subdesenvolvido, se tornasse uma das economias mais importantes da região do Sudeste Asiático.

Ele foi primeiro-ministro de Singapura entre os anos de 1959 e 1990, sendo também o co-fundador e o secretário-geral do famoso Partido da Ação Popular (PAP), ao qual Lee conseguiu levar a uma vitória simplesmente impressionante nas eleições de 1959.

Papel importante na política

Com isto, Lee também coordenou o movimento que levou à separação de Singapura da chamada Federação da Malásia no ano de 1965, numa ação que mudaria completamente a História do país.

O país passou a ser mais independente em suas ações, e com isto, conseguiu preparar o terreno para as reformas econômicas necessárias, na visão de Lee, para que Singapura se tornasse uma potência regional importante em bem pouco tempo.

Harry Lee Kuan Yew

Papel importante na economia

Além de seu papel importantíssimo no campo político de Singapura, Lee, atuando como primeiro-ministro do país, conseguiu também fazer com que economicamente, a nação conseguisse evoluir em bem pouco tempo.

Lee conseguiu tornar Singapura num dos chamados Tigres Asiáticos, com uma economia de Primeiro Mundo, dando aos seus habitantes, condições de vida muito superiores às condições de vida de seus avós.

Com isto, Lee Kuan Yew acabou por se converter numa das figuras políticas mais importantes da região do Sudeste Asiático, e simplesmente a figura política mais importante da História de Singapura, que deve muito a ele.

Portanto, especialmente para o povo de Singapura, a morte de Lee teve um impacto importante, e homenagens emocionadas foram feitas para este grande exemplo de homem de visão.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados