Colégio Web

Konstantin Sergueievitch Alekseiev

Publicidade

Diretor, ator e crítico teatral russo nascido em Moscou, lembrado sobretudo pelo método de interpretação Stanislavski, usado nas escolas de teatro de todo o mundo. Filho de um industrial e neto de uma atriz francesa, desde cedo foi atraído pelas artes interpretativas e freqüentou circo, ópera e balé. Ator desde os 14 anos participou da criação da Sociedade de Arte e Literatura (1888), onde se destacou como ator e diretor.

Dez anos depois fundou, com o autor e diretor Vladimir Nemirovitch-Danchenko, o Teatro de Arte de Moscou, instituição fundamental para o desenvolvimento da moderna dramaturgia européia. Assumiu a direção do Estúdio de Ópera do Bolshoi (1918) e ali (1922) criou seu estilo de encenação que ele chamou memória afetiva e que divulgou numa tournée internacional (1922-1924) e que se tornaria mundialmente conhecido como Stanislavski, pseudônimo de seu criador.

Após sofrer um ataque cardíaco (1928), deixou de atuar e se dedicou a dirigir e formar atores e diretores. Escreveu Moia jizne v isskusstve (1924), obra autobiográfica, e três obras fundamentais sobre o método de interpretação que criou, que nas edições brasileiras chamaram-se A preparação do ator (1968), A criação de um papel (1972) e A construção do personagem (1976) e morreu em Moscou.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados