Colégio Web

Quem foi Jair Rodrigues?

Publicidade

Há exatamente 1 ano o Brasil perdia uma de suas mais alegres vozes da música popular, o irreverente e talentoso Jair Rodrigues, que faleceu num dia 8 de maio de 2014 em sua casa em Cotia, na região metropolitana de São Paulo.

A notícia deixou o país perplexo e muito triste, afinal de contas, o grande Jair Rodrigues era, acima de tudo, uma figura queria de todos. Portanto, neste singelo artigo, vamos procurar conhecê-lo um pouco mais, como forma de homenageá-lo.

Nascimento, infância e juventude

Quem foi Jair Rodrigues

Jair Rodrigues de Oliveira nasceu na cidade de Igarapava, no interior de São Paulo, em 6 de fevereiro de 1939, numa família humilde, que o criou com muito carinho e com muito amor.

Criado na cidade de Nova Europa, também no interior paulista, o jovem Jair Rodrigues, desde cedo se acostumou a lutar muito para conseguir tudo que queria na vida, e por este motivo, chegou até mesmo a ser engraxate, pedreiro e mecânico de autos antes de se descobrir cantor.

A participação na Rádio Cultura

Foi durante uma participação sua num famoso programa de calouros da tradicional Rádio Cultura, que as pessoas começaram a ter contato com todo o talento de Jair Rodrigues.

Nesta participação, o sempre brincalhão e carismático Jair rapidamente roubou a cena, e com isto, acabou conquistando facilmente o primeiro lugar, mostrando que de fato se tratava de um grande cantor.

A carreira brilhante

Jair Rodrigues acabou começando sua carreira como cantor trabalhando como crooner durante a década de 1950, animando festas e bailes na cidade de São Carlos, no interior de São Paulo.

Jair chegou a se apresentar por diversas vezes como calouro e também como artista convidado em diversos programas da famosa Rádio São Carlos, o que lhe rendeu fama considerável na região.

Depois de servir o exército no Tiro de Guerra de São Carlos em 1958, Jair prosseguiu com sua carreira, até que na década de 1960 ele tentou a sorte na capital do estado, a já grandiosa cidade de São Paulo.

Jair Rodrigues

Com participações em programas de calouros na TV, Jair acabou por conhecer pessoas de influência, que fizeram com que sua carreira fosse alavancada rapidamente.

Em 1965 ele fez muito sucesso ao lado de Elis Regina, no programa o Fino da Bossa, que passava na TV Record.

Festival da Canção

A consagração de Jair veio no Festival da Canção de 1966, quando ele interpretou Disparada, a música composta por Geraldo Vandré e Théo de Barros, empatando com A Banda, de Chico Buarque.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados