Colégio Web

John Fitzgerald Kennedy

Publicidade

Kennedy foi o 35º ex-presidente dos EUA , sendo considerado uma das maiores personalidades do século XX. Em 1960 foi eleito o presidente mais jovem depois de Theodore Roosevelt. Considerado um ícone das esperanças e aspirações americanas, ainda é conhecido e valorizado como um dos melhores presidentes da história da nação e isso se deu por causa de sua capacidade de estimular e aumentar a confiança de seus eleitores.

John Fitzgerald Kennedy ou Jack Kennedy,nasceu em Massachusetts em 1917, se formou em Harvard no ano de 1940 e entrou para a Marinha. Durante a segunda guerra mundial em 1943 Kennedy quase morreu, foi ferido por um destróier japonês, mas mesmo assim, ferido, conseguiu conduzir seus companheiros para um lugar seguro.

Depois da guerra entrou para a política e se tornou um congressista democrata. Já em 1960, surpreendendo a todos, passou para a presidência da república. Seu discurso e sua mensagem de otimismo fizeram com que ele fosse eleito o primeiro presidente católico.

“Não pergunte o que seu país pode fazer por você – pergunte o que você pode fazer por seu país”. Esse é um pequeno relato do seu discurso de posse.

Seu maior feito na política foi abraçar a causa de igualdade de direitos, pedindo por uma nova legislação de direitos civis. Com a Aliança para o Progresso e a Peace Corps (força da paz), ele empregou o idealismo americano na ajuda aos países em desenvolvimento. Mas persistia a dura realidade da Guerra Fria.

E em 22 de novembro de 1963 Dallas, Texas; Kennedy foi assassinado, o primeiro suspeito do crime foi o ex-fuzileiro naval Lee Oswald, mas, 2 (dois) dias após sua prisão foi morto por Jack Ruby o que deixou o caso sem julgamento.

Para alguns americanos, a mensagem de paz, prosperidade e igualdade pregadas por Kennedy jamais seria realizado.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados