Colégio Web

Inti Cusi Huallpa Huáscar

1Huáscar é o nome pelo qual ele ficou mais conhecido no Peru, país de origem. Ou ainda como Tupac-cusi-huallpa (O Sol traz felicidade). Inti Cusi Huallpa Huáscar pertencia à família real de Huayna Capac. Com o irmão Atahualpa, dividiria o reino ao lado das heranças do pai.

Publicidade

A literatura espanhola aponta que o pai de Huáscar havia se casado com uma irmã. Por meio dessa relação, teve esse primeiro filho. Já com a filha de um líder de Quito, deu origem a Atahualpa. Já existem outros pesquisadores que alegam os dois filhos serem descendentes de mulheres comuns, estando em pé de igualdade para a assunção ao trono.

O pai de Inti Cusi Huallpa Huáscar morreu por uma doença similar à peste. No império Inca, seu próximo primogênito seria Ninan. A história revela o quanto esse último era treinado para a guerra política, sem medo e equilibrado para a função. Por ironia das voltas que o mundo dá, Ninan também morreu com a doença de Huayna dias depois. Nem chegou a assumir o reino. Nesse contexto, o próximo eleito seria Huáscar, que não estava muito interessado em assumir o Império. O fez, mas a contragosto. Foi instruído e educado para tal fim. Sabia dos costumes e crenças, mas gostava mesmo de modelar prata e outros metais.

Muito afável, pouco gostava de expansão de domínios ou a disputa da política. Deixou que muitas decisões do Império fossem tomadas pelos conselheiros e sacerdotes.

Queda do Império

2Como Athaualpa não era irmão legítimo de Huáscar, não pode assumir o Império Inca. Isso acabou sendo motivo para que uma guerra fosse declarada ao irmão que comandava aquele imenso espaço de poder. Essa disputa entre os irmãos foi o início da queda deste grande Império.

Reza a lenda que Athaualpa teria buscado inspirações junto a um senhor barbudo e com rosto estranho que morava perto da costa. A guerra entre os irmãos foi violenta, sem precedentes naquela área, com fogo sendo ateado nas áreas em que se estocavam as colheitas. Muitos foram decapitados ao longo desses embates.

Alguns historiadores revelam que Huáscar ainda teve que sobreviver a uma invasão protagonizada pela Espanha. Em seguida, teria se refugiado na floresta amazônica e mantido a resistência em relação aos espanhóis. Muitos estudiosos e pessoas que vivenciaram aquele período defendem a tese de que o meio irmão Athaualpa encomendou o assassinato de Huáscar. O corpo nunca teria sido encontrado e não há relatos comprovados sobre a sua morte.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados