Hugues Charles Robert Méray foi matemático e professor. Nasceu em Chalon-sur-Saône, na Borgonha, região francesa.

Teve notável destaque para o desenvolvimento de análises. Foi autor de Nouveau precis of analyse infinitésimale (1872). Entre 1854 e 1857 concluiu seus estudos na École Normale Supérieure, em Paris.

Depois de graduado, passou a ser professor no Lycée de St Quentin. Após dois anos de docência, descansou por outros sete anos em uma pequena vila na região de Chalon-sur-Saône. Lá, apenas pesquisou e estudou sobre a matemática. A sala de aula foi retomada em 1866, quando por 12 meses lecionou na Universidade de Lyon. Em seguida, também foi professor na Universidade de Dijon, local onde atuou até o fim de seus dias.

Foi considerado um dos gênios da matemática, especializado nos estudos dos números racionais. Dentre as suas publicações, destaca-se o primeiro paper sobre tal conteúdo: Remarques sur la nature des quantités définies par la condition de servir de limites à des variables données. A obra lançada em 1869 já era uma antecipação às teorias revolucionárias de Cantor.

Outro conteúdo foi publicado por Hugues Charles Robert Méray também sobre esse assunto: o livro Nouveau précis d’analyse infinitésimale (1872), com revisão de Hermann Laurent (1873).

Por fim, lançou uma série de papers (1872-1894) sobre análises e faleceu em Dijon, na França.