Colégio Web

Herbert Eugene Ives

Publicidade

Físico e inventor norte-americano nascido em Philadelphia, Pa, filho de Frederic Ives e físico do Bell Telephone Laboratories (1919-1947) destacou-se com a invenção da telefotografia elétrica e no desenvolvimento da televisão. No desenvolvimento de televisão demonstrou a transmissão por fio de telefone de quadros preto-e-brancos (1924) e fez suas primeiras demonstrações públicas de televisão por rádio entre Washington e New York (1927), o que lhe valeu a John Scott Medal (1927). Depois fez a transmissão com quadros coloridos (1929). Eleito para a NAS (1933), fez vários contribuições importantes para a telefonia e o estudo das cores e inventou o primeiro abajur de luz artificial diurna prático.

Seu pai, Frederic Eugene Ives (1856-1937), foi também um físico e gênio inventor, nascido em Litchfield, Conn., e morto em Philadelphia, um pioneiro no desenvolvimento de ortocromacia, da fotografia de tricromática e de fotogravura, com base no trabalho de James Clerk Maxwell que produzira (1881) a primeiro fixador tricromático. Inventou (1878) o primeiro processo de autotipia prático para fotogravar.

Autotipia é um processo de fotogravura em relevo no qual, para reprodução de originais em que há meios-tons, como nas fotografias comuns, a imagem é focada através de retícula, que a decompõe em pontos minúsculos, de tamanho variável, segundo a gradação de tons do original. Apresentou melhoria no processo (1886) o qual se tornou de uso geral. Entre as outras invenções também criou o tubo curto, a objetiva para microscópio binocular, o estereograma de parallax e um processo para fotografias em cores naturais, e morreu em Montclair, N.J.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados