Colégio Web

Quem foi Santa Flávia Domitila?

Publicidade

Muitas santas são famosas por uma série de fatores, mas algumas acabam se destacando mais do que outras dentro do imaginário da Igreja Católica Apostólica Romana.

Uma das mais icônicas e misteriosas de todas as santas católicas atende pelo nome de Santa Flávia Domitila, que é considerada até hoje entre os fieis como sendo um grande exemplo de devoção e de abnegação. Vamos conhecê-la melhor!

Origens controversas

Santa Flávia Domitila

Como ocorre com muitos dos santos e santas católicos, também Santa Flávia Domitila apresenta origens controversas, já que para muitos ela seria a nobre do Império Romano, esposa do governador romano Flávio Clemente.

Ela seria também parente próxima de Vespasiano, de Domiciano e também de Tito, e teria nascido na cidade de Roma, mais precisamente durante o século I.

Devoção e martírio

Segundo as tradições católicas (romanas e ortodoxas), Santa Flávia Domitila teria se convertido cedo ao cristianismo, e por este motivo, teria sido vítima de perseguição, tendo sido, inclusive, exilada por conta disto, ficando presa na ilha de Ponza.

Nesta ilha, Santa Flávia Domitila teria sofrido martírio por conta de sua devoção fervorosa e por conta de sua insistência em não deixar de lado a sua crença cristã.

Ela acabou por renunciar todas as suas riquezas e todos os seus luxos por conta de sua fé, e acabou por morrer depois de levar uma boa parte de sua vida dentro de uma humildade legitimamente cristã, que até hoje é lembrada pelos seus fieis seguidores.

 

A polêmica em torno das duas Domitilas

Flávia Domitila

Com festa litúrgica celebrada no dia 7 de maio dentro das tradições da Igreja Católica Apostólica Romana e no dia 12 de maio dentro das tradições da Igreja Católica Ortodoxa, Santa Flávia Domitila também está envolvida em uma polêmica entre os pesquisadores e entre os fieis.

Esta polêmica envolve a dúvida em torno de duas Domitilas, que surgiu por conta de de Eusébio de Cesareia, que assim com São Jerônimo, apresentou Flávia como sendo a sobrinha do governador Flávio Clemente, e não a sua esposa.

Para outros pesquisadores, a confusão se deu pelo fato de que de fato haviam duas Flávias Domitilas, sendo que uma era de fato a esposa de Flávio Clemente, ao passo que a outra era de fato a sua sobrinha.

No entanto, apenas uma delas era de fato a Santa Flávia Domitila que persiste até os dias de hoje na fé dos católicos do mundo todo.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados