Colégio Web

Fritz Feigl

Publicidade

Químico e professor austríaco nascido em Viena, conhecido pelos químicos do mundo inteiro como o do criador e idealizador da análise do toque, uma técnica simples e eficiente, na qual provas analíticas são executadas numa só ou em poucas gotas de soluções, de preferência em pedaço grande de papel de filtro, sem utilizar qualquer instrumentação mais sofisticada.

Estudou na famosa escola politécnica local, graduando-se em química e indo a seguir (1919) para a universidade onde obteve o doutorado sob orientação do professor Wilhelm Schlenk (1879-1943), lá permanecendo como professor e empregando o método analítico que o tornaria famoso. Por causa do nazismo passou pela Bélgica, França e, finalmente, Brasil, chegando ao Rio de Janeiro em dezembro (1940), cidade pela qual se apaixonou, declinando oferecimentos de universidades norte-americanas que procuravam atraí-lo, e onde passaria o resto de sua vida trabalhando para o Departamento Nacional de Produção Mineral.

Trabalhando no Laboratório de Produção Mineral subordinado, na época, ao Ministério da Agricultura, seu laboratório alcançou desde logo alta produtividade científica, tornando-se atração internacional. Publicou mais de quatrocentos trabalhos, deixando uma obra monumental e grandiosa, reunida nestas centenas de trabalhos originais, vários livros, textos e monografia, publicados em vários idiomas e edições sucessivas. Seu primeiro livro, Análise quantitativa com auxílio de reações de toque (1931), publicado em alemão antes de sua vinda para o Brasil, foi traduzido para o russo, inglês e francês.

Tornou-se membro da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, da Real Academia de Gotemburgo, da Academia Austríaca e da Academia Brasileira de Ciências. Foi professor honoris causa em diversas universidades pelo mundo. Morreu de trombose no Rio de Janeiro e destacando uma dentre as inúmeras contribuições que deixou, o livro Química de Reações Específicas (1949), escrito e publicado no Brasil, considerada como um dos maiores textos não só da Química Analítica, mas da Química em geral.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados