Colégio Web

Freelan Oscar Stanley

Publicidade

Inventor e industrial americano nascido em Kingfield, Maine, que associado com o irmão gêmeo Francis Edgar Stanley (1849-1918), que morreu em Ipswich, Massachussetts, fabricou os primeiros carros a vapor de sucesso, três unidades, os Stanley Steamers, (1897-1898) em Newton, Massachussetts, usando motores fabricados pela Mechanic Fall, Maine.

Em seguida organizou a Stanley Motor Carriage Co. e com ela produziu automóveis até vendê-la (1902) para John Walker, do Cosmopolitan magazine, e Amzi Barber, o Asphalt King, que mudaram o nome para Locomobile, the Stanley Bros., e continuaram a manufatura dos steamers. Também montou uma indústria de material fotográfico com o irmão inventor de um processo fotográfico, a Stanley Dry Plate Company (1883), vendida (1905) para a Eastman Kodak.

Morava em Denver e moveu-se para Estes Park, no Colorado (1903) após ter sido diagnosticado com tuberculose e lhe terem dado mais um ano de vida. Com sua esposa, Flora, comprou uma área de 140 acres e construiu o famoso e luxuoso Stanley Hotel (1909) por ele projetado, ao custo meio milhão de dólares, com instalações elétricas, telefones e instalações hidráulicas completas, quadras de tênis, campo de golfe, cassino etc. e alcançou a quantidade de mais de mil hóspedes por mês. Morreu em Boston, Massachussetts.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados