Colégio Web

Frédéric François Chopin, née Fryderyk Franciszek Chopin

Publicidade

Compositor polonês essencialmente pianístico nascido em Zelazowa Wola, perto de Varsóvia, autor de prelúdios, noturnos, estudos e polonaises admirados no mundo inteiro. Filho de um imigrante francês da Lorena e de uma polonesa de origem aristocrática. Incentivado pela mãe, que era pianista, revelou-se um menino prodígio e, aos oito anos já era executante perfeito e ensaiava as primeiras composições quando ainda aluno do Conservatório de Varsóvia.

Destacou-se como concertista para piano e orquestra em Viena (1829) e deixou a Polônia (1830) para uma viagem de estudos. Com problemas políticos em Varsóvia, fixou-se em Paris (1831), onde manteve um conturbado romance (1836-1848) com a escritora George Sand. Durante a revolução (1848) esteve em Londres, mas debilitado pela tuberculose pulmonar regressou a Paris no mesmo ano, onde morreu no ano seguinte.

Influenciado pela música de Bach, seu músico preferido, e pela melodia de Bellini, foi um artista de índole aristocrática, que executava suas composições em auditórios seletos, com raras aparições diante do grande público, criou uma obra exígua, de matizes delicados, mas conquistou enorme audiência popular. Compôs uma obra valiosa com prelúdios, noturnos, valsas, mazurcas, as patrióticas polonaises, baladas, sonatas, marchas fúnebres etc. e em seu último ano de vida demonstrou insatisfação com sua obra, chegando a destruir muitas páginas, e morreu em Paris, França.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados