Colégio Web

Franz Joseph Ritter von Gerstner

Publicidade

Hidráulico germânico nascido em Komotau, na Boêmia tcheca, hoje Chomutov, Tschechische Republik, engenheiro especialista em construções de canais. Iniciou sua carreira como assistente do observatório de Praga, trabalhando com Ticho Brake e Kepler. 

Tornou-se professor de mecânica e matemática na Universidade de Praga (1806), uma das mais antigas da Europa (1347). Sob sua direção, o departamento de engenharia foi transformado em instituição politécnica, o Bömische Technische Institut (1806), com a maioria de seus professores focados nas necessidades da economia e indústria nacional, constituindo-se na primeira instituição desta natureza na Europa Central e a base da universidade técnica tcheca.

Quando esse instituto politécnico estatal foi fundado (1806), ele tornou-se seu diretor vitalício e professor de mecânica. Desenvolveu a primeira teoria de ondas em águas profundas, estudou a variação da velocidade da superfície até o fundo dos canais, e tornou-se engenheiro especialista em construções de canais, assunto sobre o qual escreveu vários trabalhos.
 
Faleceu em Viena e entre suas publicações uma das citadas é Theorie der Wellen (1804), Praga, e seu principal livro foi Bemerkungen über das hydrometrische Pendel und über das Gesetz, nach welchem die Geschwindigkeiten des Wassers von der Oberfläche bis auf das Grundbett der Flüsse sich ändern, Praga (1819).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados