Colégio Web

Franklin Delano Roosevelt

Publicidade

Estadista e ex-Presidente dos Estados Unidos nascido em Hyde Park, estado de Nova York, único eleito para quatro mandatos consecutivos. Estudou na Universidade de Harvard (1900-1904), formou-se em direito na Universidade de Colúmbia e casou-se no St. Patrick’s Day (1905) com Anna Eleanor Roosevelt (1884-1962), sobrinha do ex-presidente Theodore Roosevelt. Abandonou a advocacia para ingressar na política e elegeu-se senador democrata por Nova York (1910). Nomeado secretário-adjunto da Marinha pelo presidente Woodrow Wilson (1913), foi derrotado como candidato à vice-presidência da república (1920).

Atacado por uma poliomielite (1921), continuou suas atividades políticas, mas só voltou a disputar cargo eletivo seis anos após e foi eleito governador de Nova York (1928) e reeleito (1930). Pregando uma solução para contornar a crise econômica que se iniciara sobre os Estados Unidos (1929), através de um programa denominado New Deal, candidatou-se pelo partido democrata à presidência e foi eleito (1932), tomou posse em 4 de março do ano seguinte. Nos primeiros dias de governo conseguiu aprovar as leis previstas no New Deal, como a criadora da Agência de Ajustamento Agrícola e a Lei Nacional de Recuperação Industrial.

Depois empreendeu grandes obras públicas para reduzir o nível de desemprego, reformou os bancos e o sistema monetário, abandonando o padrão-ouro, desvalorizando o dólar e fortalecendo o crédito. Conseguiu a revogação da lei que proibia a venda e o consumo de bebidas alcoólicas, a famosa lei seca, protegeu os sindicatos e procurou regulamentar as condições de trabalho e os salários. Evitou a tradicional política militar intervencionista dos Estados Unidos no continente americano e reconheceu o governo soviético (1933). Criou a Lei de Segurança Social (1935), base da legislação trabalhista americana.

Reeleito (1936), continuou seu programa de reformas, e com a ascensão do fascismo na Itália e do nazismo na Alemanha, preparou o país para intervir no conflito. Implantou o serviço militar obrigatório e obteve a cooperação da indústria e dos trabalhadores para acelerar a produção de armamentos. Aumentou o controle do governo sobre a economia. Reeleito (1940), conseguiu a aprovação da venda de armas aos países aliados (1941) e assinou com Churchill a Carta do Atlântico (1941), acordo básico para a criação da futura Organização do Tratado do Atlântico Norte, a OTAN. Declarou guerra à Alemanha, após o ataque japonês a Pearl Harbour (1941) e autorizou a fabricação da bomba atômica.

Elaborou o plano de Dumbarton Oaks (1944), base da criação das Nações Unidas. Reeleito (1944), morreu no ano seguinte na cidade americana de Warm Springs, Georgia, de um derrame cerebral pouco antes do término oficial da do fim da segunda guerra mundial, encerrando uma administração que levou os Estados Unidos a se consolidarem como a maior potência da história.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados